segunda-feira, 9 de maio de 2011

Maturidade


Esta coisa de sermos maduros tem muito que se lhe diga. Ás vezes é mesmo uma grande me..a.

Há momentos em que eu gostava de ter 20 anos sempre; poder arriscar,  fazer disparates…
A maturidade dá-nos uma visão abrangente e cautelosa das coisas mas, tira-nos o prazer do risco e dá-nos uma paciência infinita para aturar-mos outras e os outros.

Quem tem pais e sogros em idade avançada e já com pouca saúde,  está sujeito a um exercício mental diário para resolver problemas, arranjar soluções e desencantar maneiras subtis de dar a volta ás coisas!  Se juntar-mos á famelga um rebento em fase adolescente e um trabalho que exige de nós respostas na hora, temos o jogo armado.
Neste momento já estou na fase do ataque antecipado; ataco o médico para evitar atacar o hospital; ligo a lembrar que tem de tomar  medicação para evitar que se esqueçam, e mando sms a avisar que o prazo de entrega do trabalho está a acabar.

Chego á noite  de rastos e sem  vontade para nada , depois de tratar desta gente toda,  só tenho o desejo de ficar só na companhia de um programa qualquer em que possa apenas ouvir o silêncio e abstrair-me de tudo.

Noites há, em que realmente tenho muita dificuldade em adormecer, mas estou a começar a habituar-me lentamente que é preciso  viver um momento de cada vez e não tentar sofrer por antecipação.

Sinto que tenho de valer por todos na maioria do dias, sinto que se calhar não consigo dar atenção que precisam, e sinto-me tambem a ficar sem forças.

Tenho de começar a olhar para mim.
Começo a precisar que se preocupem comigo...


1 comentário:

  1. O ditado já é velho "Se não olharmos por nós, quem olhará?", mas tb é bem verdade que temos que olhar pelos nossos, especialmente pais ou sogros e filhos. No meu ponto de vista é dar-mos atenção a todos mas de uma forma descontraída, sem stress. Eu sei que nem sempre é fácil, mas se não tentar-mos nunca saberemos se conseguimos. Eu levei muito tempo, especialmente em relação aos filhos em não estar sempre tão aprrensiva e tão preocupada, mas penso que tenho conseguido minimamente ir descontraindo cada vez mais.

    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar