sexta-feira, 1 de junho de 2012

Centros de Estudo

Depois dos colégios, há os centros de estudo que levam as crianças á escola, e ajudam nos trabalhos de casa e  preparam os miúdos para os testes.
Em  alguns centros, até fazem a papinha toda aos meninos e assim ficam todos bem vistos, e os paizinhos muito contentes com as notas que os meninos tiram. De vez enquanto aparecem uma serie de trabalhos todos iguais , mas todos fazem vista grossa á coisa que os tempos são de safanço.
O grau de exigência na escola não é grande, nem  se incentiva a criatividade! Apresenta-se uns trabalhos que mais não são do que um copy / paste de outros que já estão na net. Junta-se umas fotografias para dar exemplos e está o trabalho feito.
Todo este palavreado, para relatar uma situação no mínimo caricata e chata. Tenho a miúda num centro de estudos  com  ATL e apoio ao estudo. Existem matérias que com o avançar dos anos já não temos conhecimentos para a podermos ajudar.
O centro tem professores, para ajudar os miúdos nas diversas disciplinas e em áreas como a matemática tem sido bastante útil. Acontece que na ajuda de trabalhos que se fazem ao longo do ano a coisa não tem corrido bem…  eles corrigem, mas corrigem mal, a ponto de num trabalho feito nas férias a miúda ter tido dois problemas completamente errados . E nos trabalhos escritos, que a minha filha gosta muito de fazer em cima da data de entrega e usando o tal copy paste tem sido uma desgraça.
Esta semana estive de volta de 2 trabalhos corrigidos, onde o português em alguns parágrafos  era ilegível. Continha palavras em português do Brasil como “marron” entre outras. No mínimo, a professora do centro de estudos deveria  teria pedido á minha filha para corrigir o trabalho e voltar a mostrar-lho.
Numa semana,  estive eu duas noites até ás tantas a corrigir trabalhos que a professora do centro já tinha corrigido para a miúda imprimir e entregar no dia seguinte na escola!
O busílis da história,  é que, é sempre com a mesma professora. Gostava de saber como seria aquela senhora a dar aulas e a corrigir testes!!!
Ando eu apagar a um centro de estudos, para depois ter de corrigir  dois trabalhos feitos por duas pessoas, quando eu não tenho as qualificações que a professora tem. È o que eu chamo deitar dinheiro fora.
Vejo espaços destes a  abrir e fechar constantemente e até agora, não encontrei nenhum que realmente faça a diferença na zona onde moro. São todos particulares e não são propriamente baratos e o grau de exigência  e de estimulo aos miúdos é quase nulo . Deveriam ser o complemento que a escola não pode ser – deveriam poder chamar os pais a  participar ajudando a criar regras e bons alicerces para a formação dos miudos .
Os centros não podem ser apenas mais um depósito de miúdos onde fazem umas fichas para mostrar aos pais que fazem muita coisa lá.

Que Treta!

1 comentário:

  1. A minha filha ainda é pequena por isso ainda não me deparei com este tipo de problemas...
    enfim, espero que encontre a melhor solução.

    ResponderEliminar