quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Crianças especiais

imagem retirada da net

Tenho na família uma criança com hiperactividade; é um miúdo muito activo e bastante inteligente, sobretudo para o  que gosta!

È uma criança  “doente” , em especial para a mãe e avó -  toma medicação para aumentar a sua concentração e dar “descanso aos profs e colegas”.
Com 12 anos, só faz o que quer e as suas vontades são “ordens” em casa …
No núcleo familiar de pais e avós ele é rei e senhor; dificilmente o conseguem demover de uma ideia ou vontade – ele quer, pode e manda, ponto final.
Faz da hora de refeição uma sessão de teatro onde ele é o actor principal com toda a família á espera que o menino acabe de comer, leva horas a mastigar, e tudo serve para mandar mais uma laracha, dizer mais um disparate…  Só come o que gosta. É um peso pluma!!!

Ele sabe bem , quem consegue manipular – temos ali um líder nato, que adora ser o centro das atenções. O relatório médico alerta para este facto, ele conhece bem as suas capacidades e tem em alguns colegas verdadeiros seguidores. Tem dificuldades em geral na escola, mesmo com muito apoio tira positivas baixas , mas, e no caso da matéria lhe interessar( o que é raro ) e sem qualquer estudo chega facilmente a notas médias / altas.
Dá graxa aos professores  novos por forma a ficar muito bem visto e conseguir o que quer, sendo os pais  elogiados pela educação que lhe dão!!!!!!
È um miúdo organizado,  arrumado, egoísta e metódico exageradamente com as coisas pessoais que não gosta de partilhar, possuidor uma lógica pouco comum para a idade dele.
Fora do ambiente dele é mais controlável ou em saídas sem pais e avós; mas, quando ganha algum á vontade tenta logo conseguir o que quer, mesmo sabendo que determinadas pessoas  não são influenciáveis por pedidos educados , elogios exagerados  e choros falsos – tenta sempre e é com muito custo que aceita a palavra não.

Espero que consiga encontrar um uso certo para a inteligência que tem porque é um miúdo especial cheio de teorias engraçadas e atitudes de desenrascanço inatas e de uma lógica estupidamente simples.

È um miudo capaz de acabar com a paciencia de um santo, mas é um espectaculo.

1 comentário:

  1. Olá

    Como sabes tenho um exemplar :-) parecido lá em casa... sendo que o meu para além da hiperactividade acumula com dislexia, o que para além do resto torna a aprendizagem um processo deveras complicado.

    Pelo que contas aqui, e da minha experiência, quer-me parecer duas coisas, não sei se a dose da medicação será a certa, estas crianças devem ser seguidas pelo especialista de muito perto e a medicação deve ser sempre ajustada ao momento, e quer-me parecer que a família não interiorizou algo muito importante, este tipo de crianças dever ter regras rígidas.

    Isto significa que de modo algum eles podem ser quem dicta as regras, estas devem ser claras e sem excepções, por natureza tentam sempre levar a deles avante, se descobrem que há um ponto fraco na disciplina não hesitam em o explorar em seu proveito.

    De resto, disseste muito bem, é de uma doença que estamos a falar e é assim que deve ser vista.

    Jorge Soares

    ResponderEliminar