segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Um hobbie chamado horta

A minha horta continua linda e a crescer.
Já arranquei as nabiças todas e  finalmente provamos os brócolos.
As couves portuguesas plantadas em Novembro que supostamente seriam  para ser comidas no Natal, estão só agora no tamanho certo para serem apanhadas e comidas.
Tive azar com a semente dos espinafres, num pacote inteiro só consegui ter para uma sopa; ontem lavrei a terra e semeei outra vez, mas agora optei pelo espinafre francês – veremos se tenho mais sorte...
Os morangos que plantei estão bonitos, veremos se aquilo vai dar algum fruto!
 O cebolo também já está pegado e contra a minha vontade tive de semear feijão!!! Um amigo meu, que acha piada ao agricultor de gravata armou-se em engraçadinho e numa visita á minha horta quis contribuir com um pacotinho de sementes de feijão!!! Resultado: tive de expandir a coisa.

O problema agora  é a falta de água, sem chuva as plantas não crescem e a água da rede é muito cara. Temos tentado reaproveitar toda água de casa das lavagens das hortaliças , dos banhos e até do desumidificador – vai toda para garrafões. E quando chove os baldes  e todo o vasilhame disponível entram em acção.
Parece mentira , mas em 2 dias só em lavagem de legumes  aproveitamos em média 3 garrafões de água; e por cada 2 banhos encho 1 garrafão de água fria que ia cano abaixo e assim é reaproveitada.

Estamos entusiasmados com a nossa pequena produção agrícola, tornou-se um hobbie engraçado e temos aprendido bastantes coisas. È bom mexer na terra  e ver as plantas a crescer. È muito bom reciclar  e aproveitar coisas que antes iam para o lixo. Agora até o café usado vira adubo.

E todos os dias tenho de a ir ver, arrancar umas hortigas, dar uma regadela, ou simplesmente apanhar uma alface para o jantar.

2 comentários: