quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ainda a minha horta!!!


È viciante esta coisa da agricultura.
A minha pequena horta está bonita e a germinar vida,  e eu a descobrir coisas para a melhorar, e até reaproveitar outras que andava a desperdiçar.

Graças á falta de chuva aderi inconscientemente ao aproveitamento de águas, vendo a cara metade a encher garrafões de água que normalmente ia cano abaixo, começando eu também a aproveitar todas as gotas do precioso liquido. Não fazia ideia do desperdício que uma família  faz só em lavagens de legumes e afins.

Descobri recentemente que as borras de café são um belo adubo e comecei a aproveitar todas as cápsulas , inclusive os amigos aproveitam as deles para me dar….   
Sinto que me estou a tornar mais ecológico ao trabalhar este pequeno hobbie de forma o mais natural e biológica possível. No inicio da minha plantação tive de usar um produto químico para afastar a  lagarta que era ás centenas, mas fui descobrindo que  certas culturas afastam os bichinhos e fui ouvindo sugestões, seguindo alguns conselhos – tenho estado a aprender!
Acabei  de plantar alface roxa e repolhuda; a roxa tem-se mostrado mais resistente ao frio…

No meio disto tudo, há uma coisa que me incha o ego. Em casa agora só  querem  comer salada ( alfaces) de for da minha cultura – não é da horta do Ladrão não presta… não tem sabor. As minhas alfaces não tem aquele aspecto bonito das de estufa ( compra) e até as roxas afastam certas cabecinhas ignorantes, mas basta  provarem uma vez e ficam rendidos! Até os miúdos,  que são os críticos mais acérrimos nisto de saladas adoram a salada de alface “preta”- “ tem sabor”!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário