terça-feira, 29 de março de 2011

Se estás vivo...

Como forma de estimular as boas notas, dei por mim a gratificar as mesmas. Cada "Excelente" teria diereito a um mimo fora do costume, tipo 1 chocolate. E cada nota 5 no final do periodo daria direito a cinco euros. Isto tudo na expectativa de estimular ... acontece,  que o estimulo virou hábito.
Ou seja....
Tenho lá por casa uma animal domesticado que se não é recompensado nas boas notas,  faz cair o carmo e trindade; porque tem direito a... e porque merece... e chateia e insiste... até fazer perder a paciência!!!!!!
E de quem é a  culpa?  - Minha , claro.

Fui eu que abri este precedente, nunca pensando que a coisa se tornasse um hábito.

Mesmo depois de já ter explicado quinhentes mil vezes que ter boas notas é a compensação pelo estudo e trabalho  feito, quer sempre mais e mais.
A coisa vista de fora até é bom; significa que vai á luta.
Assusta-me a parte da exigência material, a parte compensatória !

Hoje teve o seu apogeu, quando eu não respondi ás sms insistentes para autorizar a compra de uns doces!

"- Se estás vivo responde".

Aqui está um sms de alguém muito preocupado com o seu progenitor.... que amouchou depois de ter ouvido 3 gritos e 5 raspanetes por causa do dinheiro gasto em mensagens!

Alguem sabe onde está o botão "delete" nos adolescentes?


2 comentários:

  1. Eu acho que as promessas devem ser sempre cumpridas pelos progenitores. Agora quando por tudo e por nada eles querem ser recompensados, mesmo não estando dentro do acordado, aí acho que não, nem se deve criar precedentes.

    Quem disse que filhos adolescentes eram fáceis??? Está provado por um estudo científico, publicado na Proteste, salvo erro, que os pais, ou melhor as mães de adolescentes, são em maior percentagem acometidas por depressões do que a restante população adulta.

    Paula

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Se calhar está na hora de fazer uma renegociação dos termos do acordo... por exemplo, aumentar o prémio para os cinco na condição de não haver prémio para os restantes casos..

    Eu estou como a dona Essência.. promessas são para cumprir

    Jorge Soares

    ResponderEliminar