domingo, 4 de novembro de 2012

A minha horta


Nos ultimos tempos, todo o pouco tempo livre tem sido dedicado á minha horta.
È bom ver nabiças , espinafres, couves e tudo resto  a crescer de semana para semana. O tempo tem ajudado e muito; as couves do Natal já começaram a ser comidas. Os amigos e familiares já não compram legumes - veem á horta do ladrão abastecer a despensa.
Os amigos engravatados não gostam é muito da ideia de ter de arranjar a hortaliça - estavam habituados a comprar embalagens com os legumes lavados e prontos a usar... estas coisas dão trabalho!!!

Tenho uns vizinhos de idade que ao passar por aqui me vão pedindo para lher vender as hortaliças e ficam contentes quando lhes peço para entrar e escolherem o que querem levar - gostam de meter as mãos na terra e por momentos voltam á infancia passada no Norte; "Os novos não gostam de sujar as mãos" e estranham ver -nos a nós  a catar urtigas. O dinheiro vai dando para as sementes e para a água, mas não paga de maneira nenhuma o trabalho . Ser agricultor em portugal não compensa.

Tenho visitado alguns blogs de hortas,  poucas há na zona de Lisboa como a minha, mas vejo na feira quando vou comprar plantas e sementes bastante gente nova interessada em dar um uso mais util aos jardins e varandas e até já há quem plante alfaces nos vasos de flores com bastante sucesso. Nos blogs tenho aprendido coisas importantes a nivel de aproveitamentos de água e conservação  e até como aproveitar os talos dos legumes que antes iam para o compostor e agora terminam migados na frigideira como uma deliciosa entrada.

Definitivamente ter tido a coragem de me aventurar em plantar um terreno que estava vazio, cheio de ervas mesmo ao lado de casa foi das melhores coisas que fiz nos ultimos tempos. Dá muito trabalho e exige atenção, mas o prazer de ver uma cesta cheia de "comida" cuidada por  mim ou ouvir os eleogios de quem por aqui passa  compensa tudo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário