quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Reflexões, medos e alertas

Nos últimos dias tenho andado com a cabeça cheia de tudo, até de falta de inspiração. Muitas coisas me preocupam; desde a continua desorganização da pré-adolescente lá de casa, passando pelas histórias que vão acontecendo na escola, terminando na falta de paciência para aturar coisas…  e o rendimento que não consigo dar  no trabalho; tudo serve para em certos momentos me sentir a tombar e a pensar que se calhar estou a precisar de ajuda! Depois levanto a cabeça, penso positivo e consigo continuar.
 A coisa não está fácil e se continuar assim vou ter mesmo de pedir ajuda ,  porque tenho receio de não ter capacidade para aguentar o barco sem cooperação de outros.

A nova escola tem-se revelado um mundo diferente  e cheio de “surpresas” novas! Desde bicharada rastejante porque está em obras a gravidezes de miúdas de 13 anos e a colega de 14 anos  de turma que tem ido ás aulas alcoolizada e que eles escondem - tudo tem acontecido. Este ultimo caso é o que me preocupa mais, pelo contágio que pode provocar e pela habilidade e facilidade com que entra com a mistura de bebidas na escola ( dentro de uma garrafa a fingir chá) e convida os colegas para experimentarem!
 Tenho receio que a turma continue a encobrir esta situação dos professores, por parvoíce total.
 Enquanto educador  compreendo a atitude dos miúdos; por outro lado diz-me a razão que os pais da aluna em causa e a  D.T deveriam ficar ao corrente da situação – se é que  não estão já, e tentar arranjar uma “solução” .  Pelo relato que chegou lá a casa, nota-se nitidamente a falta de interesse  daqueles pais . Apesar de todos os avisos e alertas que nós damos, tenho consciência que as atitudes são sempre os miúdos que as tomam e cabe-nos a nós insistir nos alertas e amparar algumas quedas.

Não acho que evitar o contacto com este tipo de situações seja o correcto; esta é uma realidade  cada vez maior nas nossas escolas assim como as drogas. A diferença está nos miúdos que em contacto com estas realidades sabem reconhecer  os caminhos errados e lhes digam NÃO!

Sem comentários:

Enviar um comentário