quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Toc, Toc


Anda alguém por ai?
Parece que foi tudo de férias!

Ontem fiquei a saber, que uma pessoa minha conhecida está passar por uma situação complicada, de atraso de ordenado e consequente falta de pagamento da renda da casa.
Conheço a situação superficialmente e não posso julgar, mas,  não vejo assim muita  vontade de resolver as coisas… ou pelo menos de travar as despesas!
Sugeri várias coisas para  tentar melhorar a situação e ao que parece já foram  tentadas, mas sem efeito!!!
Não têm qualquer pé de meia para uma urgência! A juntar á renda da casa têm também a prestação do carro ou dos carros , o que indica que 1 ordenado é para comida e despesas da casa e o outro para as prestações… e não chega porque  existem filhos em idade escolar.

O que fazer numa situação destas?
  Fazer um plano realista dos gastos e começar a cortar e cortar e cortar - vai descobrir que gasta fortunas em cafés e merdas  afins.

Chatear as instituições de crédito e renegociar os empréstimos - é difícil mas consegue-se.

Estabelecer muito bem as prioridades: o que não pode deixar de pagar / o que deve e pode prescindir.

Ter ideias para conseguir dar a volta á situação dentro da legalidade e ter um rendimento extra: alugar um quarto; alugar a garagem; agarrar as oportunidades que entretanto possam surgir. Não ficar sentado á espera que as coisas caiam do céu.

Não ter vergonha de pedir ajuda; de aceitar ajuda e por em prática os conselhos que lhe dão. Não entrar em esquemas dúbios ou pouco claros. Ninguém dá nada a ninguém.

Lutar sempre.

Poupar, nem que seja um euro por mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário